SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número45EDUCAÇÃO E LUTA DE TRABALHADORES SEM-TERRA COMO EXPRESSÃO DO CONTRADITÓRIOA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO E NO CADERNO DO ALUNO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

RAMOS, Josiône de Oliveira  e  SILVA, Silvana do Nascimento. CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA DE PROFESSORES E DA ARTICULADORA PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR DA BAHIA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.411-427.  Epub 03-Maio-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.6712.

O presente trabalho foi realizado com o objetivo de analisar as concepções de professores e articuladora pedagógica acerca da forma como a Educação Ambiental Crítica (EA Crítica) é articulada na escola. A coleta de dados foi realizada em uma escola municipal localizada no município de Ipiaú, no estado da Bahia, que atende alunos dos anos finais do ensino fundamental. Constitui-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que utilizou entrevista semiestruturada com professores e articuladora pedagógica. A partir da obtenção desses dados foi utilizada a análise de conteúdo, da qual emergiram significados que foram categorizados. A categoria que se deu como ponto de partida do processo analítico da entrevista foi: Educação Ambiental no contexto escolar, tendo desdobramento em subcategorias: macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental, EA Crítica e o ensino: relevância e articulação, inovações na prática docente, projetos pedagógicos abordando a EA Crítica, recursos e ferramentas no ensino da EA Crítica e inserção da EA Crítica no planejamento de ensino da unidade escolar. A EA Crítica foi citada concomitantemente com a EA conservadora e pragmática se diferenciando por meio, das características específicas. Os resultados apontam para o desconhecimento dos entrevistados sobre a temática e sobre o planejamento de curso da escola. A responsabilização da abordagem do tema é dada às áreas afins, apontadas pela falta de capacitação dos profissionais fazendo com que essa inserção contribua pouco com uma educação que pretenda ser transformadora e reflexiva.

Palavras-chave : Concepções de profissionais da educação; educação ambiental crítica; macrotendências político-pedagógicas..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )