SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue45CONCEPTIONS OF CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION OF TEACHERS AND THE PEDAGOGICAL ARTICULATOR OF A MUNICIPAL SCHOOL IN THE INTERIOR OF BAHIADEMOCRATIC EDUCATION IN “NON-PARTISAN SCHOOL” TIMES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

ROSSETTO, Daniela Zanardo  and  FILHO, Inocêncio Fernandes Balieiro. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO E NO CADERNO DO ALUNO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.428-450.  Epub May 03, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.7060.

Neste artigo é realizada uma análise sobre o tratamento dado à resolução de problemas no Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e no material Caderno do Aluno, para o Ensino Médio. Para isso, numa abordagem qualitativa de pesquisa, foi utilizada a metodologia de Análise Documental. Para a análise do Caderno do Aluno também consideramos o documento Matriz de Avaliação Processual que especifica os conteúdos, as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo dos bimestres, dando destaque para as que deverão orientar a elaboração das provas de Avaliação de Aprendizagem. Os resultados obtidos mostram que embora o Currículo enfatize a importância do desenvolvimento da capacidade de resolver problemas e dê destaque a problematização como uma boa estratégia de ensino para o desenvolvimento de determinadas competências pessoais, o material Caderno do Aluno apresenta poucos problemas e, consequentemente, oferece poucas oportunidades que de fato possibilitem o desenvolvimento da capacidade de inquirir e de perguntar.

Keywords : Ensino de matemática; Resolução de problemas; Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )