SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número45RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS EN EL CURRÍCULO MATEMÁTICO DE SÃO PAULO Y EN EL CADERNO DO ALUNOSUBTEST ARITMÉTICO: RENDIMIENTO ESTUDIANTIL CON INDICACIONES DE DISCALCULIA DE DESARROLLO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

IMMIANOVSKY, Charles; MARCHI, Rita de Cássia  y  CARVALHO, Carla. A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE “ESCOLA SEM PARTIDO”. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.451-471.  Epub 03-Mayo-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.7201.

Este texto aborda autores que tratam das relações entre educação, sociedade e democracia, além de normas constitucionais e infraconstitucionais da legislação brasileira, com o objetivo de desenvolver a ideia de uma educação democrática e, assim, problematizá-la frente à organização Escola sem Partido (EsP). Busca-se demonstrar que a educação democrática é um princípio inegociável em uma democracia. No entanto, com o golpe de Estado de 2016 e a intensificação das ações da organização EsP, princípios basilares como os relacionados à educação democrática foram colocados em dúvida e, por isso, necessitam ser constantemente defendidos e reafirmados.

Palabras clave : Educação democrática; Escola sem Partido; Sociedade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )