SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número45A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO E NO CADERNO DO ALUNOSUBTESTE DE ARITMÉTICA: DESEMPENHO DE ESTUDANTES COM INDÍCIOS DE DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

IMMIANOVSKY, Charles; MARCHI, Rita de Cássia  e  CARVALHO, Carla. A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE “ESCOLA SEM PARTIDO”. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.451-471.  Epub 03-Maio-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.7201.

Este texto aborda autores que tratam das relações entre educação, sociedade e democracia, além de normas constitucionais e infraconstitucionais da legislação brasileira, com o objetivo de desenvolver a ideia de uma educação democrática e, assim, problematizá-la frente à organização Escola sem Partido (EsP). Busca-se demonstrar que a educação democrática é um princípio inegociável em uma democracia. No entanto, com o golpe de Estado de 2016 e a intensificação das ações da organização EsP, princípios basilares como os relacionados à educação democrática foram colocados em dúvida e, por isso, necessitam ser constantemente defendidos e reafirmados.

Palavras-chave : Educação democrática; Escola sem Partido; Sociedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )