SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue45DO VIDEOS ABOUT SCIENCE MATTER? A STUDY WITH STUDENTS FROM BASIC EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

GATTI, Bernardete Angelina; SHAW, Gisele Soares Lemos  and  PEREIRA, Jocilene Gordiano Lima Tomaz. PERSPECTIVAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PÓS PANDEMIA: UM DIÁLOGO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.511-535.  Epub May 03, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8361.

Diante do cenário de isolamento social em decorrência de pandemia do COVID-19 buscou-se propiciar diálogos com pesquisadores e professores brasileiros, da área de educação, buscando direcionamentos para educação formal no período. Assim, foi realizada entrevista com a professora Bernardete Angelina, Gatti, pesquisadora de referência no campo de formação de professores. Objetivou-se, nessa atividade, discutir a formação de professores no Brasil, diante do cenário da pandemia, apontando para as possíveis estratégias a serem adotadas por Instituições de Ensino Superior, no âmbito de cursos de formação docente, durante e após a pandemia. A entrevista ocorreu por meio de live, transmitida no site do Youtube, mediada por duas professoras universitárias e transcrita. Gatti discutiu sobre a atuação de estados e municípios frente aos desafios da educação durante o isolamento social, sobre possibilidades de ação das universidades, nesse cenário, avaliou a educação à distância e apontou esse momento como um caminho para repensar a formação de professores no país.

Keywords : Educação; Formação; Pandemia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )