SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número45VÍDEOS SOBRE CIÊNCIAS INTERESSAM? UM ESTUDO COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

GATTI, Bernardete Angelina; SHAW, Gisele Soares Lemos  e  PEREIRA, Jocilene Gordiano Lima Tomaz. PERSPECTIVAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PÓS PANDEMIA: UM DIÁLOGO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.511-535.  Epub 03-Maio-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8361.

Diante do cenário de isolamento social em decorrência de pandemia do COVID-19 buscou-se propiciar diálogos com pesquisadores e professores brasileiros, da área de educação, buscando direcionamentos para educação formal no período. Assim, foi realizada entrevista com a professora Bernardete Angelina, Gatti, pesquisadora de referência no campo de formação de professores. Objetivou-se, nessa atividade, discutir a formação de professores no Brasil, diante do cenário da pandemia, apontando para as possíveis estratégias a serem adotadas por Instituições de Ensino Superior, no âmbito de cursos de formação docente, durante e após a pandemia. A entrevista ocorreu por meio de live, transmitida no site do Youtube, mediada por duas professoras universitárias e transcrita. Gatti discutiu sobre a atuação de estados e municípios frente aos desafios da educação durante o isolamento social, sobre possibilidades de ação das universidades, nesse cenário, avaliou a educação à distância e apontou esse momento como um caminho para repensar a formação de professores no país.

Palavras-chave : Educação; Formação; Pandemia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )