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Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

CARDOSO, Nilson de Souza; MENDONCA, Sueli Guadelupe de Lima  y  FARIAS, Isabel Maria Sabino de. O “OVO DA SERPENTE” NA FORMAÇÃO DOCENTE: AS DIRETRIZES PAULISTAS COMO ESTEIO DA CONTRARREFORMA NACIONAL. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.9-34.  Epub 24-Dic-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8913.

A nova realidade de reformas reforça a compreensão de que as políticas educacionais continuam ao sabor dos governos em vigor, distanciando-se de ações de Estado. A política de formação de professores não foge a esse movimento. Em sendo assim, as análises deste texto focalizam as duas últimas diretrizes curriculares nacionais que definem a formação inicial para o magistério na Educação Básica - as Resoluções CNE/CP 02/2015 e 02/2019, examinando suas concepções e premissas em diálogo com as diretrizes paulistas - a Deliberação CEE/SP nº 111/2012 e suas reedições nº 126/2014, nº 132/2015 e nº 154/2017, formuladas como normas complementares para os cursos de licenciatura das instituições de ensino superior estaduais e municipais daquele Estado. O argumento de que as orientações do Conselho Estadual de Educação de São Paulo coadunam concepções que sustentam as diretrizes curriculares nacionais constitui o fio condutor dessas análises. Nesse sentido, a metáfora do ovo da serpente neste escrito alude à semelhança entre a norma de São Paulo e as diretrizes nacionais, partindo da percepção da primeira como ensaio para evolução da segunda, na atual política de formação docente.

Palabras clave : Formação de Professores; Reforma Educacional; Base Nacional Curricular da Formação Inicial; DCNs..

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