SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número46EL "HUEVO DE LA SERPIENTE" EN LA FORMACIÓN DOCENTE: LAS DIRECTRICES PAULISTAS COMO PILAR DE LA CONTRA REFORMA NACIONALNUEVO INTENTO DE ESTANDARIZAR LOS CURRÍCULOS DE LOS CURSOS DE FORMACIÓN DOCENTE EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

HYPOLITO, Álvaro Moreira. PADRONIZAÇÃO CURRICULAR, PADRONIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS DA FORMAÇÃO PÓS-BNCC. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.35-52.  Epub 24-Dic-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8915.

O artigo tem como objetivo analisar o processo de padronização curricular imposto pela BNCC e as decorrentes propostas curriculares dessa padronização para os cursos de formação inicial de professores. Muitos desafios estão postos para os projetos de formação docente pós-BNCC, ampliados com a situação de pandemia que determinou um avanço do uso das tecnologias na educação, do ensino remoto e da expansão do ensino híbrido. O setor de produção de plataformas e tecnologias digitais ingressou no campo educacional de modo intenso aproveitando o período da pandemia Covid-19 para se expandir na educação. O texto pretende demonstrar que as políticas de formação nesse contexto são expressões locais de um movimento de reforma educacional global - GERM. A disseminação viral dessas políticas teve no contexto pandêmico um ambiente propício, dada a retirada do Estado da educação pública, para a expansão nas relações entre o público e o privado, o que poderá influenciar sobremaneira os projetos de formação docente.

Palabras clave : BNCC; Formação Docente; Parcerias Público-privadas..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )