SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número46O “OVO DA SERPENTE” NA FORMAÇÃO DOCENTE: AS DIRETRIZES PAULISTAS COMO ESTEIO DA CONTRARREFORMA NACIONALNOVA TENTATIVA DE PADRONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA NO BRASIL: A BNC-FORMAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

HYPOLITO, Álvaro Moreira. PADRONIZAÇÃO CURRICULAR, PADRONIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS DA FORMAÇÃO PÓS-BNCC. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.35-52.  Epub 24-Dez-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8915.

O artigo tem como objetivo analisar o processo de padronização curricular imposto pela BNCC e as decorrentes propostas curriculares dessa padronização para os cursos de formação inicial de professores. Muitos desafios estão postos para os projetos de formação docente pós-BNCC, ampliados com a situação de pandemia que determinou um avanço do uso das tecnologias na educação, do ensino remoto e da expansão do ensino híbrido. O setor de produção de plataformas e tecnologias digitais ingressou no campo educacional de modo intenso aproveitando o período da pandemia Covid-19 para se expandir na educação. O texto pretende demonstrar que as políticas de formação nesse contexto são expressões locais de um movimento de reforma educacional global - GERM. A disseminação viral dessas políticas teve no contexto pandêmico um ambiente propício, dada a retirada do Estado da educação pública, para a expansão nas relações entre o público e o privado, o que poderá influenciar sobremaneira os projetos de formação docente.

Palavras-chave : BNCC; Formação Docente; Parcerias Público-privadas..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )