SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número46DIRECTRIZES CURRICULARES PARA LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES: ?ESTANDARIZAR PARA CONTROLAR?CONJUNCIÓN Y CRISIS ESTRUCTURAL DEL CAPITALISMO: LUCHA POR LA BASE NACIONAL COMÚN EN LA FORMACIÓN DE MAESTROS ANFOPE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da  y  CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. PROJETOS EM DISPUTA NA DEFINIÇÃO DAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.89-104.  Epub 24-Dic-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8918.

A partir da análise do processo de discussão das políticas educacionais, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular da Formação de Professores -Resolução CNE/CP nº02/2019, o estudo busca identificar o conteúdo das propostas para a formação de professores e apresentar elementos de um outro projeto de formação numa perspectiva emancipadora. O estudo se justifica pela compreensão de que, em cada formação social concreta, desenvolvem-se projetos diferenciados para a instituição escolar, aos quais correspondem concepções diferenciadas de professor, ora para atender as demandas do sistema social e produtivo dominante, ora como elemento constituinte da proposta contra-hegemônica de sociedade que objetiva a reversão das relações sociais capitalistas e, mais especificamente, dos projetos pedagógicos existentes. A metodologia utilizada foi o estudo bibliográfico a partir da análise categorial, fundamentando-se em autores que estudam a temática, tais como Anfope (2008), L.C Freitas (1995), Marx (1989), Curado Silva(2011,2017).O trabalho aponta para a necessidade de revelar a natureza das propostas da formação de professores presentes nos documentos oficiais, contribuindo para o fortalecimento de um projeto de formação do professor enquanto intelectual comprometido com um processo de transformação da sociedade existente.

Palabras clave : Formação de professores; profissionalidade; relação teoria e prática..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )