SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue46PROJECTS IN DISPUTE IN DEFINING POLICIES ON TEACHER TRAINING FOR BASIC EDUCATIONTHE ADVANCEMENT OF THE NEOLIBERAL PROJECT INGUIDELINES FOR TEACHER TRAINING IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; CARVALHO, Marize Souza  and  LUZ, Sidnéia Flores. CRISE CONJUNTURAL E ESTRUTURAL DO CAPITALISMO: LUTA PELA BASE NACIONAL COMUM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ANFOPE. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.105-126.  Epub Dec 24, 2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8919.

A formação inicial e continuada de professores, mantém nexos e relações com a crise estrutural do capitalismo e a especificidade da crise conjuntural no Brasil. O capitalismo, em sua fase imperialista atual aprofunda ainda mais a subsunção real da vida e do trabalho ao capital (LÊNIN, 2007), tem como resultados novas formas de exploração do trabalho, afetando dimensões reprodutivas seja material como imaterial, por mediações e expressões na mercantilização da vida e regressão dos direitos sociais e trabalhistas e a destruição das democracias. Na particularidade da política educacional está na avança a precarização do trabalho e da formação de professores. O presente texto destaca algumas mediações, que estão contidas na disputa dos rumos de projeto de formação de professores e defende proposição crítica superadora apresentada pela ANFOPE. Inicialmente apresentamos elementos sobre a crise, em seguida designamos algumas mediações e, por fim, defendemos a proposta da Base Nacional Comum (BNC) para a formação de professores como propõe a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE).

Keywords : Formação de Professores; ANFOPE; Base Nacional Comum..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )