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Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; CARVALHO, Marize Souza  y  LUZ, Sidnéia Flores. CRISE CONJUNTURAL E ESTRUTURAL DO CAPITALISMO: LUTA PELA BASE NACIONAL COMUM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ANFOPE. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.105-126.  Epub 24-Dic-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8919.

A formação inicial e continuada de professores, mantém nexos e relações com a crise estrutural do capitalismo e a especificidade da crise conjuntural no Brasil. O capitalismo, em sua fase imperialista atual aprofunda ainda mais a subsunção real da vida e do trabalho ao capital (LÊNIN, 2007), tem como resultados novas formas de exploração do trabalho, afetando dimensões reprodutivas seja material como imaterial, por mediações e expressões na mercantilização da vida e regressão dos direitos sociais e trabalhistas e a destruição das democracias. Na particularidade da política educacional está na avança a precarização do trabalho e da formação de professores. O presente texto destaca algumas mediações, que estão contidas na disputa dos rumos de projeto de formação de professores e defende proposição crítica superadora apresentada pela ANFOPE. Inicialmente apresentamos elementos sobre a crise, em seguida designamos algumas mediações e, por fim, defendemos a proposta da Base Nacional Comum (BNC) para a formação de professores como propõe a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE).

Palabras clave : Formação de Professores; ANFOPE; Base Nacional Comum..

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