SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número46CONJUNCIÓN Y CRISIS ESTRUCTURAL DEL CAPITALISMO: LUCHA POR LA BASE NACIONAL COMÚN EN LA FORMACIÓN DE MAESTROS ANFOPEEL INSERTO DE LA TERMINOLOGÍA “DERECHO AL APRENDIZAJE” EN EL MARCO JURÍDICO DE LA FORMACIÓN DE PROFESORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

FELIPE, Eliana da Silva; CUNHA, Emmanuel Ribeiro  y  BRITO, Ana Rosa Peixoto de. O AVANÇO DO PROJETO NEOLIBERAL NAS DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.127-151.  Epub 24-Dic-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8920.

O artigo analisa a reestruturação da formação docente no Brasil a partir da Resolução CNE/CP nº 2/2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica, confrontando seu projeto com a Resolução que a precedeu, a Resolução CNE/CP nº 1/2002, identificando atualizações e continuidades. O texto é um estudo de política, sem reduzi-la ao texto político, aqui entendido como um dos momentos da sua produção. Para compreender as Diretrizes na sua trajetória política os autores utilizam a análise documental de pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação, além de textos de atores políticos que contribuíram para sustentar a necessidade de reformar os cursos de formação de professores. Conclui que as Diretrizes aprovadas no ano de 2019 reeditam princípios, fundamentos e procedimentos das Diretrizes de 2002, recrudescendoo projeto neoliberal de formação de professores iniciado no governo Fernando Henrique Cardoso, com a ampliação das suas características gerenciais.

Palabras clave : Formação de professores; Diretrizes; Neoliberalismo..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )