SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número46CRISE CONJUNTURAL E ESTRUTURAL DO CAPITALISMO: LUTA PELA BASE NACIONAL COMUM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ANFOPEA INSERÇÃO DA TERMINOLOGIA “DIREITO À APRENDIZAGEM” NO ARCABOUÇO LEGAL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

FELIPE, Eliana da Silva; CUNHA, Emmanuel Ribeiro  e  BRITO, Ana Rosa Peixoto de. O AVANÇO DO PROJETO NEOLIBERAL NAS DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.127-151.  Epub 24-Dez-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8920.

O artigo analisa a reestruturação da formação docente no Brasil a partir da Resolução CNE/CP nº 2/2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica, confrontando seu projeto com a Resolução que a precedeu, a Resolução CNE/CP nº 1/2002, identificando atualizações e continuidades. O texto é um estudo de política, sem reduzi-la ao texto político, aqui entendido como um dos momentos da sua produção. Para compreender as Diretrizes na sua trajetória política os autores utilizam a análise documental de pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação, além de textos de atores políticos que contribuíram para sustentar a necessidade de reformar os cursos de formação de professores. Conclui que as Diretrizes aprovadas no ano de 2019 reeditam princípios, fundamentos e procedimentos das Diretrizes de 2002, recrudescendoo projeto neoliberal de formação de professores iniciado no governo Fernando Henrique Cardoso, com a ampliação das suas características gerenciais.

Palavras-chave : Formação de professores; Diretrizes; Neoliberalismo..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )