SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue46THE INSERT OF THE TERMINOLOGY “RIGHT TO LEARNING” IN THE LEGAL FRAMEWORK OF TEACHER TRAININGTHE RETURN OF INDEFINITIONS ON TEACHER TRAINING: AMONG DISPUTES, DENIALS AND RESISTANCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

BIRGIN, Alejandra  and  MARCO, Luciano De. OS SABERES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES SOB A LUPA: DISPUTAS NA ARGENTINA DO SÉCULO XXI. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.177-201.  Epub Dec 24, 2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8922.

Este artigo analisa as políticas de formação inicial de professores na Argentina entre 2003 e 2019 a partir de uma perspectiva teórica que aborda os formas como os discursos educacionais intervêm no trabalho docente e na formação. As disputas sobre os núcleos de sentido com os quais se construíram horizontes sobre o que é desejável na formação de professores são estudadas a partir da revisão de diversos textos das políticas educacionais do período, particularmente as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2007) e o Marco de Referência de Capacidades Profissionais de Formação Inicial de Professores (2018). O artigo mostra que no período se articularam dois grandes discursos educacionais com núcleos de sentidos díspares. Enquanto entre 2003 e 2015 os pontos nodais que articulam o que é representável na política educacional se organizaram sobre a metonímia igualdade -inclusão educacional, no período 2015-2019 se organizou tomando a avaliação, os resultados de aprendizagem e as capacidades como núcleos de sentido. Observa-se também que embora significantes como avaliação e capacidades estavam presentes no discurso educacional anterior, elas ocuparam um lugar marginal e foram deslocadas para o centro com a mudança de governo de 2015. Da análise dos textos da política educacionalemerge o caráter aberto da significaçãodas formas de intervenção sobre adocênciae sua formação, assim como os significados em disputa.

Keywords : Análise de discurso; Formação docente; Políticas educacionais..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )