SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número46EL INSERTO DE LA TERMINOLOGÍA “DERECHO AL APRENDIZAJE” EN EL MARCO JURÍDICO DE LA FORMACIÓN DE PROFESORESEL REGRESO DE LAS INDEFINICIONES SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES: ENTRE DISPUTAS, NEGACIONES Y RESISTENCIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

BIRGIN, Alejandra  y  MARCO, Luciano De. OS SABERES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES SOB A LUPA: DISPUTAS NA ARGENTINA DO SÉCULO XXI. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.177-201.  Epub 24-Dic-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8922.

Este artigo analisa as políticas de formação inicial de professores na Argentina entre 2003 e 2019 a partir de uma perspectiva teórica que aborda os formas como os discursos educacionais intervêm no trabalho docente e na formação. As disputas sobre os núcleos de sentido com os quais se construíram horizontes sobre o que é desejável na formação de professores são estudadas a partir da revisão de diversos textos das políticas educacionais do período, particularmente as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2007) e o Marco de Referência de Capacidades Profissionais de Formação Inicial de Professores (2018). O artigo mostra que no período se articularam dois grandes discursos educacionais com núcleos de sentidos díspares. Enquanto entre 2003 e 2015 os pontos nodais que articulam o que é representável na política educacional se organizaram sobre a metonímia igualdade -inclusão educacional, no período 2015-2019 se organizou tomando a avaliação, os resultados de aprendizagem e as capacidades como núcleos de sentido. Observa-se também que embora significantes como avaliação e capacidades estavam presentes no discurso educacional anterior, elas ocuparam um lugar marginal e foram deslocadas para o centro com a mudança de governo de 2015. Da análise dos textos da política educacionalemerge o caráter aberto da significaçãodas formas de intervenção sobre adocênciae sua formação, assim como os significados em disputa.

Palabras clave : Análise de discurso; Formação docente; Políticas educacionais..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )