SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue46THE KNOWLEDGE IN THE INITIAL TEACHER TRAINING UNDER THE MAGNIFIER: DISPUTES IN ARGENTINA OF THE 21ST CENTURY2019 NATIONAL GUIDELINES FOR TEACHER TRAINING: TENSIONS AND PERSPECTIVES ON PEDAGOGY COURSE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

CARVALHO, Mark Clark Assen de. O REGRESSO DAS INDEFINIÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE DISPUTAS, NEGAÇÕES E RESISTÊNCIAS. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.202-215.  Epub Dec 24, 2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8923.

O presente artigo propõe discutir políticas de formação do (a) professor (a) da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental na educação superior no Brasil. Assim, a análise organiza-se a partir de pesquisa documental reportando-se à revisão e análise da política de formação de professores (as) ambientada no Brasil tendo como marco a aprovação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/96 e um conjunto de outros textos legais, tais como a Resolução/CNE 01/2006, a Resolução/CNE 02/2015 e, mais recentemente, a Resolução/CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Parte-se da ideia de que as diretrizes circunscritas nessa última Resolução renegam conquistas, condicionam a ação das Instituições de Ensino Superior (IES) e impõem o retorno de propostas de formação que desconfiguram um projeto de formação, visto que não se coadunam com o debate e as exigências do presente.

Keywords : Indefinição do nível de formação; Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores; Projetos em disputa..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )