SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número46O REGRESSO DAS INDEFINIÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE DISPUTAS, NEGAÇÕES E RESISTÊNCIASATRAVESSANDO OS PORTÕES: EDUCAÇÃO NOS TERREIROS OU O QUE A ESCOLA PODERIA APRENDER índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

PORTELINHA, Ângela Maria Silveira. AS DCN/2019 PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENSÕES E PERSPECTIVAS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.216-236.  Epub 24-Dez-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8925.

Este artigo analisa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica - Resolução CNE/CP Nº 02/2019 e as implicações para o curso de Pedagogia. Retoma os princípios e as concepções construídas pelo movimento dos educadores e que condicionaram a organização desse curso. Problematiza as tensões e as perspectivas para o curso de Pedagogia com base no contexto histórico, político e social no qual são forjadas as novas diretrizes. Adota a análise crítico-dialética e destaca dois aspectos que se articulam na materialidade do processo formativo: o teórico-científico e o prático organizacional. O primeiro corresponde aos princípios, às concepções e aos fundamentos da teoria educacional. O segundo vincula-se ao conjunto de componentes curriculares dos cursos de licenciatura. Especificamente para o curso de Pedagogia, o indicativo é redefinir a organização curricular propondo cursos específicos conforme a etapa da educação básica. A ênfase recai sobre os conteúdos específicos das áreas do ensino e suas respectivas metodologias em sintonia com a BNCC da Educação Básica. Destaca o esvaziamento dos fundamentos da educação e a dissociabilidade na relação entre teoria e prática, questões essenciais para a constituição da formação e do trabalho docente. As DCN desconsideram o acúmulo de pesquisas relativas ao curso de Pedagogia, bem como as críticas, tensões e proposições históricas sobre a especificidade desse curso. Os resultados apontam a retomada do projeto hegemônico em um cenário de adversidade e conservadorismo, o que requer um grande desafio e resistência das instituições formadoras.

Palavras-chave : Diretrizes; Curso de pedagogia; Formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )