SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue462019 NATIONAL GUIDELINES FOR TEACHER TRAINING: TENSIONS AND PERSPECTIVES ON PEDAGOGY COURSETHE PEDAGOGUE, BY CLEMENTE DE ALEXANDRIA: UNIQUE FEATURES OF CHRISTIAN EDUCATION IN THE ANCIENT WORLD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

KIMURA, Verônica  and  MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. ATRAVESSANDO OS PORTÕES: EDUCAÇÃO NOS TERREIROS OU O QUE A ESCOLA PODERIA APRENDER. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.237-251.  Epub Dec 24, 2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8678.

Este artigo versa sobre os aspectos de uma educação emancipadora ligada às tradições de matrizes africanas, pensada aqui como a educação nos terreiros e as implicações desta com a educação escolar formal monocrática. Desnuda elementos específicos desta educação com base na tradição dos orixás, voduns e inkices e as apresenta enquanto possibilidades enunciativas de visões de mundo negadas e perseguidas durante todo o processo de formação da educação brasileira. Vislumbra um horizonte de alternativas para uma educação pluriétnica e pluriversal.

Keywords : Educação; Terreiros; Escola formal..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )