SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número46LAS DCN/2019 PARA LA FORMACIÓN DE PROFESORES: TENSIONES Y PERSPECTIVAS PARA LA CARRERA DE PEDAGOGIAEL PEDAGOGO, DE CLEMENTE DE ALEJANDRÍA: CARACTERÍSTICAS ÚNICAS DE LA EDUCACIÓN CRISTIANA EN EL MUNDO ANTIGUO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

KIMURA, Verônica  y  MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. ATRAVESSANDO OS PORTÕES: EDUCAÇÃO NOS TERREIROS OU O QUE A ESCOLA PODERIA APRENDER. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.237-251.  Epub 24-Dic-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8678.

Este artigo versa sobre os aspectos de uma educação emancipadora ligada às tradições de matrizes africanas, pensada aqui como a educação nos terreiros e as implicações desta com a educação escolar formal monocrática. Desnuda elementos específicos desta educação com base na tradição dos orixás, voduns e inkices e as apresenta enquanto possibilidades enunciativas de visões de mundo negadas e perseguidas durante todo o processo de formação da educação brasileira. Vislumbra um horizonte de alternativas para uma educação pluriétnica e pluriversal.

Palabras clave : Educação; Terreiros; Escola formal..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )