SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número46AS DCN/2019 PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENSÕES E PERSPECTIVAS PARA O CURSO DE PEDAGOGIAO PEDAGOGO, DE CLEMENTE DE ALEXANDRIA: TRAÇOS SINGULARES DA EDUCAÇÃO CRISTÃ NO MUNDO ANTIGO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

KIMURA, Verônica  e  MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. ATRAVESSANDO OS PORTÕES: EDUCAÇÃO NOS TERREIROS OU O QUE A ESCOLA PODERIA APRENDER. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.237-251.  Epub 24-Dez-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8678.

Este artigo versa sobre os aspectos de uma educação emancipadora ligada às tradições de matrizes africanas, pensada aqui como a educação nos terreiros e as implicações desta com a educação escolar formal monocrática. Desnuda elementos específicos desta educação com base na tradição dos orixás, voduns e inkices e as apresenta enquanto possibilidades enunciativas de visões de mundo negadas e perseguidas durante todo o processo de formação da educação brasileira. Vislumbra um horizonte de alternativas para uma educação pluriétnica e pluriversal.

Palavras-chave : Educação; Terreiros; Escola formal..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )