SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número46A TRAVÉS DE LAS PUERTAS: EDUCACIÓN EN LOS TERREIROS O LO QUE LA ESCUELA PODRÍA APRENDERCARTOGRAFÍA DE LAS INTENSIDADES: INVESTIGACIÓN Y MÉTODO EN ESQUIZOANÁLISIS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

MENEZES, Edmilson  y  FRANCA, Maria Lenilda Caetano. O PEDAGOGO, DE CLEMENTE DE ALEXANDRIA: TRAÇOS SINGULARES DA EDUCAÇÃO CRISTÃ NO MUNDO ANTIGO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.252-274.  Epub 24-Dic-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8850.

O artigo buscar analisar a perspectiva educacional que se gesta na antiguidade cristã, de forma a encontrar nos conceitos de pedagogo e de pedagogia um caso capaz de exemplificar a influência, mas, também, o deslocamento, do alcance do modelo pedagógico grego naquela matriz. Neste sentido, Clemente de Alexandria e sua obra O Pedagogo são estratégicos para entendermos as diretrizes inovadoras que orientaram um dos modos mais exitosos da formação do homem cristão, a saber, a pedagogia da conversão. Neste sentido, Clemente de Alexandria é, sem embargo, um capítulo relevante na história da educação cristã, pois foi um dos primeiros a conceber o cristianismo como um programa completo de formação e como um método de aprimoramento moral coroado por uma genuína concepção de pedagogia e de pedagogo.

Palabras clave : Clemente de Alexandria; Pedagogo; Educação na antiguidade cristã..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )