SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue46THE PEDAGOGUE, BY CLEMENTE DE ALEXANDRIA: UNIQUE FEATURES OF CHRISTIAN EDUCATION IN THE ANCIENT WORLDEDUCATIONAL INTERVENTION IN NUTRITIONAL HEALTH FOR PUBLIC SCHOOL CHILDREN EDUCATORS: AN EVALUATIVE STUDY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

HUR, Domenico Uhng. CARTOGRAFIA DAS INTENSIDADES: PESQUISA E MÉTODO EM ESQUIZOANÁLISE. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.275-292.  Epub Dec 24, 2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8392.

Este artigo tem como objetivo investigar a obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, para discutir alguns conceitos da esquizoanálise que podem contribuir para a pesquisa em ciências humanas. O método realizado foi uma revisão bibliográfica e análise de toda obra publicada de Gilles Deleuze e Félix Guattari, e alguns trabalhos de comentadores e de pesquisadores brasileiros sobre a cartografia, com o intuito de buscar conceitos que possam nos fornecer pistas para a discussão sobre o método de investigação. Encontramos diversos conceitos esquizoanalíticos que podem contribuir para a pesquisa em ciências humanas e na educação. Selecionamos três para a análise: a cartografia, a perspectiva háptica e a lógica das intensidades. Concluímos que um método de pesquisa esquizoanalítico opera mais como um plano de abertura, em construção, com uma torção da sensibilidade e aberto às intensidades que irrompem, ao invés de apenas focalizar nos sistemas totalizados e os índices de frequência de aparição de determinado elemento.

Keywords : esquizoanálise; filosofia da diferença; psicologia..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )