SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número46EL PEDAGOGO, DE CLEMENTE DE ALEJANDRÍA: CARACTERÍSTICAS ÚNICAS DE LA EDUCACIÓN CRISTIANA EN EL MUNDO ANTIGUOINTERVENCIÓN EDUCATIVA EN SALUD NUTRICIONAL PARA EDUCADORES DE NIÑOS DE ESCUELAS PÚBLICAS: UN ESTUDIO EVALUATIVO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

HUR, Domenico Uhng. CARTOGRAFIA DAS INTENSIDADES: PESQUISA E MÉTODO EM ESQUIZOANÁLISE. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.275-292.  Epub 24-Dic-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8392.

Este artigo tem como objetivo investigar a obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, para discutir alguns conceitos da esquizoanálise que podem contribuir para a pesquisa em ciências humanas. O método realizado foi uma revisão bibliográfica e análise de toda obra publicada de Gilles Deleuze e Félix Guattari, e alguns trabalhos de comentadores e de pesquisadores brasileiros sobre a cartografia, com o intuito de buscar conceitos que possam nos fornecer pistas para a discussão sobre o método de investigação. Encontramos diversos conceitos esquizoanalíticos que podem contribuir para a pesquisa em ciências humanas e na educação. Selecionamos três para a análise: a cartografia, a perspectiva háptica e a lógica das intensidades. Concluímos que um método de pesquisa esquizoanalítico opera mais como um plano de abertura, em construção, com uma torção da sensibilidade e aberto às intensidades que irrompem, ao invés de apenas focalizar nos sistemas totalizados e os índices de frequência de aparição de determinado elemento.

Palabras clave : esquizoanálise; filosofia da diferença; psicologia..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )