SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número46CARTOGRAFÍA DE LAS INTENSIDADES: INVESTIGACIÓN Y MÉTODO EN ESQUIZOANÁLISIS"SER PROFESOR DE QUÍMICA ES": PERCEPCIONES SOBRE LA ENSEÑANZA Y SU PAPEL SOCIAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

LOURENCAO, Luiz Felipe de Paiva et al. INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM SAÚDE NUTRICIONAL PARA EDUCADORES INFANTIS DA REDE PÚBLICA: UM ESTUDO AVALIATIVO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.293-314.  Epub 24-Dic-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8426.

O objetivo do estudo foi realizar um programa de treinamento e formação nutricional, direcionado aos educadores infantis de uma Rede Municipal de Educação Infantil, quanto às práticas alimentares e alimentação escolar, avaliando sua eficácia e verificando possíveis associações com a escolaridade destes educadores infantis. Trata-se de um estudo pré-experimental, do tipo pré-teste e pós-teste, realizado sem grupo de controlo. A amostra foi composta por 224 educadores infantis provenientes de 15 Centros Municipais de Educação Infantil, os quais participaram de um Curso de Promoção da Saúde e Prática Pedagógica na Educação Infantil, composto por dois módulos. Dados sociodemográficos, realização de atividade física e dados antropométricos foram informados via aplicação de questionário. Utilizou-se um Questionário de Conhecimento Nutricional para a mensuração do conhecimento em nutrição dos indivíduos e para a avaliação de aquisição de conhecimento, após Intervenção Nutricional, um questionário em uma escala do tipo Likert, de 7 pontos. Os dados da intervenção educativa foram analisados, por meio do teste t pareado, considerando p < 0,05. O escore médio de conhecimento nutricional pré-intervenção educativa foi de 8,1±2,0 pontos, observando predominância de moderado conhecimento nutricional entre os educadores infantis (68%). Por meio do teste t pareado, observou-se diferença (p < 0,001) entre as notas médias após (5,07) e antes (3,4) do programa de intervenção nutricional, sem, contudo, haver diferença entre a estratificação escolar dos participantes (valor-p = 0,26). O programa de intervenção alimentar e nutricional proposto demonstrou-se simples e eficaz para a melhoria do conhecimento sobre alimentação e nutrição dos educadores infantis.

Palabras clave : Promoção da Saúde; Educação Alimentar e Nutricional; Educação em Saúde.; Esta primera página será utilizada por los editores de Revista Práxis Educacional..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )