SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue46EDUCATIONAL INTERVENTION IN NUTRITIONAL HEALTH FOR PUBLIC SCHOOL CHILDREN EDUCATORS: AN EVALUATIVE STUDYTHE VIRALIZATION OF ONLINE EDUCATION: THE LEARNING BEYOND OF THE NEW CORONAVIRUS PANDEMIC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

BORTOLAI, Michele Marcelo Silva; LIMA, Rafaela dos Santos  and  DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic. “SER PROFESSOR DE QUÍMICA É”: PERCEPÇÕES SOBRE DOCÊNCIA E O SEU PAPEL SOCIAL. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.315-333.  Epub Dec 24, 2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8652.

A interface dialógica entre a universidade e as escolas de Educação Básica é um espaço-tempo investigativo privilegiado para a formação docente. É neste campo inter relacional que acontece a necessária fusão entre os construtos do conhecimento acadêmico e o universo escolar, pois é no contato entre os pares que os licenciandos se identificam e se reconhecem como profissionais do ensino. Em face ao exposto, apresentamos neste artigo os resultados de uma pesquisa sobre Ser professor de Química realizada com sete estudantes de um curso de licenciatura de uma universidade baiana. O grupo investigado respondeu ao questionamento sobre Ser professor de Química, trazendo suas justificativas. As expressões elencadas foram submetidas à aplicação Web WordClouds, para criação da nuvem de palavras, evidenciando as evocações mais expressivas. O resultado obtido evidenciou os termos Conhecimento, Ensino, Ciência e Autonomia. Conforme Bardin, realizamos a análise de conteúdo das justificativas de todos os termos elencados pelos licenciandos emergindo as categorias Ciência e Sociedade, Ambiente físico e Profissionalização. Dos resultados encontrados podemos concluir que este grupo percebe a importância da formação pedagógica realizada no intercâmbio entre a universidade e a escola caracterizando o papel social da docência e da profissionalização docente.

Keywords : Educação química; Formação de professores; Ser professor é.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )