SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número46INTERVENCIÓN EDUCATIVA EN SALUD NUTRICIONAL PARA EDUCADORES DE NIÑOS DE ESCUELAS PÚBLICAS: UN ESTUDIO EVALUATIVOLA VIRALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN EN LÍNEA: EL APRENDIZAJE MÁS ALLÁ DE LA PANDEMIA DE NUEVO CORONAVIRUS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

BORTOLAI, Michele Marcelo Silva; LIMA, Rafaela dos Santos  y  DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic. “SER PROFESSOR DE QUÍMICA É”: PERCEPÇÕES SOBRE DOCÊNCIA E O SEU PAPEL SOCIAL. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.315-333.  Epub 24-Dic-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8652.

A interface dialógica entre a universidade e as escolas de Educação Básica é um espaço-tempo investigativo privilegiado para a formação docente. É neste campo inter relacional que acontece a necessária fusão entre os construtos do conhecimento acadêmico e o universo escolar, pois é no contato entre os pares que os licenciandos se identificam e se reconhecem como profissionais do ensino. Em face ao exposto, apresentamos neste artigo os resultados de uma pesquisa sobre Ser professor de Química realizada com sete estudantes de um curso de licenciatura de uma universidade baiana. O grupo investigado respondeu ao questionamento sobre Ser professor de Química, trazendo suas justificativas. As expressões elencadas foram submetidas à aplicação Web WordClouds, para criação da nuvem de palavras, evidenciando as evocações mais expressivas. O resultado obtido evidenciou os termos Conhecimento, Ensino, Ciência e Autonomia. Conforme Bardin, realizamos a análise de conteúdo das justificativas de todos os termos elencados pelos licenciandos emergindo as categorias Ciência e Sociedade, Ambiente físico e Profissionalização. Dos resultados encontrados podemos concluir que este grupo percebe a importância da formação pedagógica realizada no intercâmbio entre a universidade e a escola caracterizando o papel social da docência e da profissionalização docente.

Palabras clave : Educação química; Formação de professores; Ser professor é.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )