SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número46"SER PROFESOR DE QUÍMICA ES": PERCEPCIONES SOBRE LA ENSEÑANZA Y SU PAPEL SOCIALBIENESTAR, DESARROLLO Y ACTIVIDADES ORGANIZADAS: UN ESTUDIO CON ALUMNOS ADOLESCENTES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

AMARAL, Mirian Maia do; ROSSINI, Tatiana Stofella Sodré  y  SANTOS, Edméa Oliveira dos. A VIRALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ONLINE: A APRENDIZAGEM PARA ALÉM DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVIRUS. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.334-355.  Epub 24-Dic-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.6825.

Com a propagação do novo Coronavírus, no Brasil, as instituições de ensino suspenderam as aulas presenciais. Nesse contexto, educadores, gestores e famílias inteiras tiveram de buscar novos modos de aprender e ensinar. Estratégias de ensino remoto ganharam força, pautadas na transmissão de conteúdos curriculares e na distribuição em massa. Diante desse quadro, apresentamos, neste artigo reflexões acerca da Educação online, como possibilidade de criação do conhecimento, de forma mais participativa, dialógica e interativa, com vistas à formação de cidadãos autores e autônomos, na e para além da pandemia. Complementarmente, sugerimos uma atividade de produção de vídeos e histórias em quadrinho, a partir de processos participativos, viabilizados pela Educação online. Nessa perspectiva, a produção do conhecimento se concretizou na parceria ‘docentediscente’ , e o protagonismo do processo de aprendizagem ocorreu nas relações estabelecidas entre esses atores, e, principalmente, com o objeto do conhecimento.

Palabras clave : Coronavírus; Educação online; Processos comunicacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )