SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número46LA VIRALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN EN LÍNEA: EL APRENDIZAJE MÁS ALLÁ DE LA PANDEMIA DE NUEVO CORONAVIRUSEDUCACIÓN UNIVERSITARIA EN LOS ÚLTIMOS DIEZ AÑOS: INDICACIONES PARA UN CONTEXTO POSPANDÉMICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

CARVALHO, Nuno Archer de  y  VEIGA, Feliciano Henriques. BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES ORGANIZADAS: UM ESTUDO COM ALUNOS ADOLESCENTES. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.356-373.  Epub 24-Dic-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.7114.

Enquadramento: No estudo do Bem-estar psicológico e dos Recursos de desenvolvimento, destaca-se a participação dos adolescentes em atividades organizadas. Objetivo: Aprofundar a relação do Bem-estar psicológico e dos Recursos de desenvolvimento com a participação em atividades extracurriculares e de solidariedade. Metodologia: O estudo incluiu 201 alunos do 6º, 9º e 11º ano de uma escola particular portuguesa e usou a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes, o Developmental Assets Profile e três questões sobre a participação nas atividades. Resultados: Encontrou-se um número elevado de alunos que participam em atividades dos dois tipos. A participação diminui ao longo da adolescência. As correlações com o Bem-estar psicológico e os Recursos de desenvolvimento reforçam o potencial da participação nos dois tipos de atividade para o bem-estar e o desenvolvimento dos adolescentes. As diferentes correlações sugerem uma maior ligação da participação em atividades extracurriculares com a auto-estima, e entre a participação em atividades de solidariedade com a autorrealização, o crescimento pessoal e a resiliência. Conclusões: Valorização das oportunidades de participação em atividades dos dois tipos nos contextos educativos, com destaque para a escola. São apresentadas sugestões para estudos futuros.

Palabras clave : Adolescência; Atividades extracurriculares; Bem-estar psicológico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )