SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue46WELL-BEING, DEVELOPMENT AND ORGANIZED ACTIVITIES: A STUDY WITH ADOLESCENTS STUDENTSTHE SCHOOL IN THE SPOTLIGHT: DOCUMENTARY RESEARCH AND JUVENILES NARRATIVES IN FOCUS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

SILVA, Nathali Gomes da  and  AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de. O ENSINO UNIVERSITÁRIO NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS: INDICAÇÕES PARA UM CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.374-396.  Epub Dec 24, 2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.6764.

O estudo buscou analisar as pesquisas desenvolvidas nos últimos dez anos sobre a temática do ensino universitário, para possíveis indicações no contexto educacional pós-pandemia. Para tanto, nos apoiamos na abordagem qualitativa e no levantamento de pesquisas em plataformas nacionais e internacionais nos últimos dez anos. Utilizamos a análise de conteúdos de Bardin (2004). As pesquisas apontam sentidos e significados múltiplos e complexos atribuídos ao ensino universitário advindos da dinamicidade e transformações sociais e históricas. A pandemia revelou novos desafios da formação nas Universidades, pois um novo perfil de profissional passa a ser exigido pela sociedade. Faz-se necessário investimento na formação desses professores, a fim de ressignificar concepções de ensino aprendizagem, currículo, avaliação, políticas, para contribuir com práticas significativas de formação profissional.

Keywords : Ensino universitário; Educação pós-pandemia; Formação de professores..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )