SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número46EDUCACIÓN UNIVERSITARIA EN LOS ÚLTIMOS DIEZ AÑOS: INDICACIONES PARA UN CONTEXTO POSPANDÉMICOEL MOVIMIENTO DE UN ETHOS PROFESIONAL EN UN CURRÍCULO DE FORMACIÓN EN EDUCACIÓN FÍSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

COSTA, Eduardo Antonio de Pontes  y  SILVA, Rosângela Lopes da. A ESCOLA NA BERLINDA: PESQUISA DOCUMENTAL E NARRATIVAS JUVENIS EM FOCO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.397-419.  Epub 24-Dic-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.6854.

Este estudo propõe discutir o lugar que a escola ocupa na vida dos jovens matriculados nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo de caso realizado numa escola da rede municipal de Cabedelo, Paraíba. O Diário de Classe e a ficha-individual referentes aos anos de 2017 e 2018 bem como entrevista semi-estruturada, realizada com os alunos dos Ciclos III e IV da EJA, respaldam o trabalho empírico. Alguns resultados indicam que eles vão para as turmas da EJA, ou a isso são “obrigados”, frente à retenção e evasão escolar promovidas pela Escola. Os dados do Ciclo III, Turmas A e B, ano 2017 e a Turma “Única”, ano 2018, referidos ao desempenho escolar, a partir dos saberes de Português, Matemática, Geografia, Ciências, História, Inglês e Artes, apontam que, dos 112 alunos, a média é de 34 alunos aprovados. E os do Ciclo IV, contemplando os mesmos saberes, mostram uma média de 46,14 de aprovados, de 79 alunos matriculados nos anos 2017 e 2018. Conciliar escola e trabalho, experimentar turmas heterogêneas e apresentar baixo rendimento escolar são variáveis concretas que apontam para a complexidade dessas histórias escolares assimétricas, reativadas por trajetórias descontínuas na Educação Básica. As fontes documentais e as narrativas dos jovens mostram que o problema histórico da retenção e da evasão escolar é também o fracasso da escola, ao contribuir, especificamente, para os processos de exclusão e de desigualdades sociais.

Palabras clave : Jovens; Pesquisa documental; Trajetória escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )