SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número46EXAMEN DE LA PREPARACIÓN DE LOS FUNCIONARIOS PARA INTERCURSOS EN LENGUA EXTRANJERA EN OPERACIONES INTERNACIONALESANÁLISIS DE LAS PRESENTACIONES ORALES DE LA ACCIÓN DE INCONSTITUCIONALIDAD DE LA PNEE-2020 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

AGOSTINI, Adriana de Jesus Arroio  y  RENDERS, Elizabete Cristina Costa. FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS E DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.488-505.  Epub 24-Dic-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8759.

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado em educação que coloca em questão a formação docente no campo da educação inclusiva. Parte da seguinte pergunta investigativa: quais são as contribuições do Design Universal para Aprendizagem (DUA), ou Universal Design for Learning, em inglês, à formação continuada de professores para as práticas da educação especial e inclusiva? Com abordagem qualitativa, por meio de método que combinou a pesquisa narrativa e pesquisa de desenvolvimento, o objetivo foi analisar como os princípios do DUA, aplicados à formação docente, podem contribuir para as práticas inclusivas na escola. Participaram da pesquisa seis professoras atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental em uma rede pública na região do ABCD paulista. Os resultados mostraram a importância de a formação partir das práticas cotidianas dos professores, valorizando seus saberes e fazeres na articulação com novos conhecimentos teóricos (no caso, o DUA) para subsidiar as análises e reflexões acerca das práticas de ensino no contexto da educação especial na perspectiva inclusiva. Insere-se no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, FAPESP.

Palabras clave : desenvolvimento profissional docente; Design Universal para Aprendizagem; práticas de ensino inclusivas..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )