SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número46ANÁLISIS DE LAS PRESENTACIONES ORALES DE LA ACCIÓN DE INCONSTITUCIONALIDAD DE LA PNEE-2020 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

RABELO, Amanda Oliveira. RESENHA DO LIVRO “TEACHER PREPARATION IN SCOTLAND” (FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCÓCIA). Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.528-537.  Epub 24-Dic-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8712.

Esta resenha objetiva destacar as ideias principais do livro “Teacher Preparation in Scotland” organizado por Rachel Shanks da Escócia. Efetuamos inicialmente o levantamento das ideias principais do livro, com destaque para a história e atualidade da formação de professores na Escócia, com suas fases, debates e forma de funcionamento, em especial o estágio supervisionado e a indução profissional; o principal lugar de formação docente, na universidade ou na escola; a discussão sobre a maior ênfase no conhecimento acadêmico ou prático; as parcerias entre as instituições; o impacto das políticas educacionais na formação de professores; a introdução de rotas alternativas e a educação online e a distância para suprir a carência de professores na Escócia; as formas de formação de professores, entre outras. Depois realizamos resumo dos seus capítulos, que contém temáticas variadas sobre a formação de professores na Escócia. Por fim, realizamos uma crítica de como o livro traz reflexões que são importantes para pensarmos a realidade e o futuro da formação de professores no Brasil.

Palabras clave : Formação de professores na Escócia; história e atualidade; indução profissional docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )