SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número47AUTORITARISMO E ESPERANÇA: COSTURANDO FIOS ENTRE PAULO FREIRE E JOSÉ CARDOSO PIRESÉTICA, DECOLONIALIDADE E MIGRAÇÃO À LUZ DO PENSAMENTO FREIREANO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de  e  SANTOS, Tânia Regina Lobato dos. A BRINQUEDOTECA EM ESPAÇO DE ACOLHIMENTO HOSPITALAR: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA FREIREANA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.47, pp.24-43.  Epub 18-Fev-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9383.

Este artigo objetiva analisar o trabalho pedagógico desenvolvido na brinquedoteca de um Espaço de Acolhimento vinculado a um hospital, que atende crianças vítimas de escalpelamento, no estado do Pará, no período de 2018-2019, com o foco na ludicidade. As questões orientadoras do estudo são: Por que brincar no ambiente hospitalar? Em que contribui o brincar na formação das crianças no ambiente hospitalar? Trata-se de ação pedagógica desenvolvida por um núcleo de educação popular universitário, cuja referência é Paulo Freire. Para compreender a atuação pedagógica na brinquedoteca, realizaram-se pesquisa bibliográfica, observação in loco, análise das práticas desenvolvidas e conversas informais com os profissionais e usuários do espaço. Conclui-se que o brincar, como atividade lúdica, possibilita subverter e aflorar sentimentos presentes na vida das crianças e viabiliza a superação da dor e das angústias e medos gerados pela doença e internação prolongada de crianças em tratamento de saúde.

Palavras-chave : Educação Popular; Espaço de Acolhimento Hospitalar; Pedagogia Freireana.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )