SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número47NOTAS SOBRE UMA RELAÇÃO INTELECTUAL: PAULO FREIRE E FRANTZ FANONTRANSGRESSÃO E MUDANÇA DE UM CURRÍCULO INEXISTENTE PARA ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS PARA CRIANÇAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

NOVO, Hildenise Ferreira; LINS, Ivana Aparecida Borges  e  SANTOS, José Carlos Sales dos. LEITURA E BIBLIOTECA: CAMINHOS PARA A LIBERTAÇÃO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.47, pp.86-102.  Epub 18-Fev-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.8552.

O artigo apresenta uma abordagem compreensiva sobre leitura e biblioteca que parte da leitura de mundo mediante o contexto libertário da linguagem humana, que visa a comunicação e, principalmente, a ampliação das visões de mundo, que a princípio são individuais, mas ganham outras perspectivas quando encontram na leitura possibilidades infinitas de ampliação de conteúdos através de mundos possíveis ou visões diferentes sobre um referente (objeto) no mundo, que se amolda na medida da pessoa humana perceber e entender tal objeto através do contexto de quem fala, de quem lê e de quem escreve. No caminho da libertação pela leitura existe um texto que carrega consigo um lugar de fala, o interpretante e o interpretado se encontram nas leituras possíveis e se adequam ao contexto, ou interpretações circunstanciais. Os caminhos para esses encontros interpretativos são facilitados pelos Sistemas de Recuperação de Informação, construídos em bibliotecas para dar acesso aos itens documentais, a exemplo do livro. Esses sistemas necessitam atender a questões de acesso, mas devem levar em conta aspectos cognitivos da pessoa humana. Conclui-se que a população brasileira ainda possui dificuldade de acesso a informação que facilitará a sua vida cidadã, nesse sentido a biblioteca pública tem em sua função social a missão de ir além da preservação de acervos, ou seja, promover a difusão de informações úteis que promova sentido para uma libertação cidadã.

Palavras-chave : Leitura - Biblioteca Pública; Representação da Informação; Leitura como Prática Libertadora..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )