SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número47LECTURA Y BIBLIOTECA: CAMINOS HACIA LA LIBERACIÓNPAULO FREIRE: UNA LECTURA DE SU PENSAMIENTO SOCIAL Y CRÍTICO PEDAGÓGICO DESDE EL SUR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

SECCATO, Mariana Guedes. TRANSGRESSÃO E MUDANÇA DE UM CURRÍCULO INEXISTENTE PARA ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS PARA CRIANÇAS. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.47, pp.103-120.  Epub 01-Feb-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.8608.

O presente texto tem como objetivo principal refletir sobre a elaboração de diretrizes para o ensino de línguas adicionais nos primeiros anos do ensino fundamental brasileiro. Atualmente, diretrizes nacionais consolidadas para o ensino de outras línguas existem a partir do 6º ano do ensino fundamental. A principal atenção nas reflexões aqui trazidas pontua a necessidade de pensar em currículos, conteúdos programáticos e diretrizes que se baseiam nos princípios da responsabilidade linguística e pedagógica. Para tanto, utilizo pressupostos teóricos da obra Pedagogia do Oprimido, de Freire, para embasar que a elaboração de qualquer direcionamento em âmbito educacional deve garantir a equidade de oportunidades. Diminuindo, assim, as possibilidades de relações opressivas que anulam posicionamentos, visões e ações dentro das escolas. Abordo a associação entre linguagem e pertencimento ao mundo como prescrição à consideração das diversidades e compreensão do que é diferente, atribuindo ao currículo escolar a responsabilidade de discorrer sobre o direito a todos de aprender em situações contextualizadas.

Palabras clave : Línguas Adicionais; Crianças; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )