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Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

SECCATO, Mariana Guedes. TRANSGRESSÃO E MUDANÇA DE UM CURRÍCULO INEXISTENTE PARA ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS PARA CRIANÇAS. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.47, pp.103-120.  Epub 01-Fev-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.8608.

O presente texto tem como objetivo principal refletir sobre a elaboração de diretrizes para o ensino de línguas adicionais nos primeiros anos do ensino fundamental brasileiro. Atualmente, diretrizes nacionais consolidadas para o ensino de outras línguas existem a partir do 6º ano do ensino fundamental. A principal atenção nas reflexões aqui trazidas pontua a necessidade de pensar em currículos, conteúdos programáticos e diretrizes que se baseiam nos princípios da responsabilidade linguística e pedagógica. Para tanto, utilizo pressupostos teóricos da obra Pedagogia do Oprimido, de Freire, para embasar que a elaboração de qualquer direcionamento em âmbito educacional deve garantir a equidade de oportunidades. Diminuindo, assim, as possibilidades de relações opressivas que anulam posicionamentos, visões e ações dentro das escolas. Abordo a associação entre linguagem e pertencimento ao mundo como prescrição à consideração das diversidades e compreensão do que é diferente, atribuindo ao currículo escolar a responsabilidade de discorrer sobre o direito a todos de aprender em situações contextualizadas.

Palavras-chave : Línguas Adicionais; Crianças; Currículo.

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