SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número47TRANSGRESIÓN Y CAMBIO DE UN CURRÍCULO NO EXISTENTE PARA LA ENSEÑANZA DE IDIOMAS ADICIONALES A NIÑOSAPRENDIZAJE COSECHADO EN LA PERSPECTIVA FREIRIANA: ENTRE CONOCIMIENTOS Y DIÁLOGOS DE PRÁCTICA PEDAGÓGICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

CORREA, Sérgio Roberto M.. PAULO FREIRE: UMA LEITURA DE SEU PENSAMENTO SOCIAL E PEDAGÓGICO CRÍTICO A PARTIR DO SUL. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.47, pp.121-143.  Epub 18-Feb-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.7046.

O pensamento do educador Paulo Freire pode ser lido sob ângulos e perspectivas diferentes em cada momento histórico e realidade sociocultural. Contudo, é no campo da tradição crítica da teoria social e educacional e na periferia do sistema dominante que seu pensamento viceja vigorosamente. No intuito de buscar contribuir com o revigoramento desse campo teórico crítico na atualidade, é que esse artigo procura apresentar outras possibilidades de leitura acerca do pensamento de Paulo Freire a partir do Sul, em particular a partir da noção de Sul Anti-imperial, presente no Pensamento Pós-Abissal de Boaventura Santos. Como fio de análise, coloco a seguinte questão: ao se posicionar Paulo Freire sob essa perspectiva do Sul, é possível fazer emergir outras leituras de seu pensamento pedagógico libertador e contribuir para o revigoramento de sua teoria crítica na atualidade? Esse texto se inscreve no bojo de um projeto de pesquisa, que está em andamento, que busca estabelecer um diálogo Sul-Sul entre o pensamento de Freire e o pensamento de Boaventura Santos, com foco nos temas da democracia e educação pública na atualidade da sociedade brasileira.

Palabras clave : Paulo Freire; Pedagogia Libertadora; Pensamento Pós-Abissal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )