SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número47PAULO FREIRE: UMA LEITURA DE SEU PENSAMENTO SOCIAL E PEDAGÓGICO CRÍTICO A PARTIR DO SULFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUM CONTEXTO PANDÊMICO: REFLEXÕES FREIRIANAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

PIRES, Maria das Graças Porto; SILVA, Mara A. Alves da  e  FERREIRA, Lucimar Gracia. APRENDIZAGENS COLHIDAS NA PERSPECTIVA FREIRIANA: ENTRE SABERES E DIÁLOGOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.47, pp.144-157.  Epub 18-Fev-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9425.

Este artigo parte das diferentes possibilidades de uma educação que transforme para além do capital, uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola, que busca dar um significado para a práxis transformadora, apontando realizações, possibilidades, dificuldades e diálogos estabelecidos, mostrando que os saberes do professor não se materializam em um objeto físico, mas na humanização. Dessa forma, objetivamos revelar os problemas sociais que envolve a contemporaneidade, que afeta diretamente e meio educacional, por ser este espaço de visibilidade, onde são incutidas a política, economia, o capitalismo e as relações de poder. Assim, proporcionar diálogos reflexivos e provocativos para debatermos sobre o tema capitalismo e globalização com autores renomados. O processo metodológico perpassa por leituras críticas e reflexivas sobre a concepção freiriana de práxis libertadora e formação. Além de levar os leitores a pensar na construção de um outro mundo, mediante uma globalização com menor índice de perversidade, mais humana, mais solidária.

Palavras-chave : Perspectiva freiriana; Globalização; Práticas docentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )