SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue47LEARNING HARVESTED FREIREIAN PERSPECTIVE: BETWEEN KNOWLEDGE AND DIALOGUES OF PEDAGOGICAL PRACTICEREFLECTIONS ON THE ACT OS READING OR ARCHEOLOGY OF THE ACT OF READING IN PAULO FREIRE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

CRUZ, Lilian Moreira; MENEZES, Claudia Celeste Lima Costa  and  COELHO, Lívia Andrade. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUM CONTEXTO PANDÊMICO: REFLEXÕES FREIRIANAS. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.47, pp.158-179.  Epub Feb 18, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9426.

Com a pandemia da Covid-19, a formação docente tem suscitado ampla discussão no meio acadêmico, pois a aprendizagem dos/as estudantes ganha novos contornos diante da alternativa do ensino remoto, o que pode provocar substancial impacto nas dimensões pessoais e profissionais do sujeito em formação. Diante deste contexto, este artigo objetiva analisar, à luz das concepções freirianas, as implicações do contexto pandêmico para um grupo de pós-graduandos/as da Especialização em Educação Infantil, de uma universidade pública baiana. Para tanto, adotamos uma abordagem qualitativa, contamos com 26 participantes. Na produção de dados, utilizamos um questionário com 17 perguntas, sendo 05 fechadas e 12 abertas. Os dados revelam que embora os/as pós-graduandos/as tenham apontado alguns aspectos negativos da pandemia, como aumento de gastos com recursos tecnológicos e internet, sentimento de impotência, insegurança, medo, exaustão; em contrapartida, vislumbraram oportunidades de desenvolver a criatividade, superar desafios, estudar perto da família, aprender e desenvolver novas habilidades. Concluímos que o atual cenário de pandemia no Brasil requer políticas públicas educacionais imediatas para amparar os/as docentes e discentes, assim como, oferecer uma formação docente inicial ou continuada que contemplem as necessidades de aprendizagens da profissão docente em situações de incerteza e mudanças sociais, políticas, econômicas, emocionais, entre outras.

Keywords : Formação Docente; Educação Infantil; Contexto Pandêmico; Ensino Remoto..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )