SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue47CONTINUOUS TRAINING OF EARLY CHILDHOOD TEACHERS IN A PANDEMIC CONTEXT: FREIRIAN REFLECTIONS“THE TEACHER ALWAYS ARRIVED WITH CONTENT READY”: A REFLECTION ON EJA’S BIOLOGY CURRICULUM AND ITS INTERFACES WITH FREIRIAN ASSUMPTIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

MOURA, Edite Marques de. REFLEXÕES SOBRE O ATO DE LER OU ARQUEOLOGIA DO ATO DE LER EM PAULO FREIRE. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.47, pp.180-191.  Epub Feb 18, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9427.

Este estudo tem como ponto de partida a mais conhecida afirmação de Paulo Freire: “A leitura do mundo precede a leitura a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.” Nessa frase, o que Freire faz, como ele próprio afirma, é tentar explicar a “arqueologia do ato de ler”. Seguindo essa trilha desenhada com mais especificidade no livro “A importância do ato de ler”, buscamos compreender os fundamentos teóricos subjacentes a essa assertiva e o que acontece quando essa relação entre leitura e realidade não é considerada na prática.

Keywords : Linguagem; Palavra; Paulo Freire.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )