SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número47FORMACIÓN CONTINUA DEL PROFESOR DE LA PRIMERA INFANCIA EN UN CONTEXTO PANDÉMICO: REFLEXIONES FREIRIANAS“EL PROFESOR SIEMPRE LLEGÓ CON EL CONTENIDO LISTO”: UNA REFLEXION SOBRE EL CURRÍCULO DE BIOLOGÍA DE EJA Y SUS INTERFACES CON LAS SUOUESTAS DE FREIRIAN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

MOURA, Edite Marques de. REFLEXÕES SOBRE O ATO DE LER OU ARQUEOLOGIA DO ATO DE LER EM PAULO FREIRE. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.47, pp.180-191.  Epub 18-Feb-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9427.

Este estudo tem como ponto de partida a mais conhecida afirmação de Paulo Freire: “A leitura do mundo precede a leitura a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.” Nessa frase, o que Freire faz, como ele próprio afirma, é tentar explicar a “arqueologia do ato de ler”. Seguindo essa trilha desenhada com mais especificidade no livro “A importância do ato de ler”, buscamos compreender os fundamentos teóricos subjacentes a essa assertiva e o que acontece quando essa relação entre leitura e realidade não é considerada na prática.

Palabras clave : Linguagem; Palavra; Paulo Freire.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )