SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número47REFLEXIONES SOBRE EL ACTO DE LEER O ARQUEOLOGÍA DEL ACTO DE LEER EN PAULO FREIREALFABETIZACIÓN DE JÓVENES, ADULTOS Y MAYORES EN DIÁLOGO CON PAULO FREIRE: UNA EXPERIENCIA EN TIEMPOS DE PANDEMIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

RIBEIRO, Renato Antônio  y  GUIMARAES, Simone Sendin Moreira. “A PROFESSORA SEMPRE CHEGOU COM CONTEÚDO PRONTO”: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE BIOLOGIA NA EJA E SUAS INTERFACES COM OS PRESSUPOSTOS FREIRIANOS. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.47, pp.192-217.  Epub 18-Feb-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9429.

Tendo suporte na pedagogia freiriana e em seus pressupostos, o artigo objetivou empreender algumas reflexões em torno do movimento de “escolha” dos conteúdos de biologia trabalhados em sala, sinalizando a dinâmica da construção curricular. Essas reflexões estão amparadas em entrevistas realizadas com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado de Goiás. O legado teórico de Paulo Freire demonstra a potencialidade e atualidade de sua pedagogia para pensar e construir coletivamente e dialogicamente o currículo da EJA, tendo como premissa que o sujeito educando é o centro de todo o processo de ensino aprendizagem. Dados preliminares da pesquisa apontam que a transmissão bancária de “conteúdos prontos” da biologia ainda permanece enraizada na prática pedagógica dos professores. O diálogo, quando existe, ainda se restringe à superficialidade, desviando-se do diálogo verdadeiro freiriano. Organizar um currículo para o ensino de biologia na EJA, pautando-se na pedagogia freiriana, considera que os conteúdos, embora essenciais, não são estáticos e que estes se incumbem de estar a serviço dos interesses dos estudantes, valorizando seus conhecimentos e promovendo a transição dos saberes prévios a saberes científicos sistematizados.

Palabras clave : Currículo de Biologia; EJA; Paulo Freire.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )