SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue47“THE TEACHER ALWAYS ARRIVED WITH CONTENT READY”: A REFLECTION ON EJA’S BIOLOGY CURRICULUM AND ITS INTERFACES WITH FREIRIAN ASSUMPTIONSPAULO FREIRE: 100 YEARS OF LIBERATING PRACTICE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

ANDRADE, Maria Eurácia Barreto de  and  FREITAS, Gilsélia Macedo Cardoso. ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE: UMA EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.47, pp.218-237.  Epub Feb 18, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9431.

O presente artigo trata-se de um relato de experiências na docência no ensino superior, em formato do ensino remoto, com o componente curricular optativo denominado “Diálogos sobre Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos”, através da plataforma Google Meet, cuja proposta se desenhou a partir do pensamento, da vida e das obras de Paulo Freire. Dentre tantas ações relevantes do componente, marcadas por ricas reflexões e problematizações colaborativas, evidenciamos as que consideramos mais significativas para esta experiência. Todos os momentos aqui anunciados foram forjados pela diretriz do diálogo na perspectiva da construção do saber solidário em que o processo ensino-aprendizagem aconteceu de forma concomitante e qualificada. Por fim, destacamos a importância das narrativas dos sujeitos participantes, num movimento voltado para a problematização do vivido e do persistente esforço da realização de uma educação dialógica, humanizadora e libertadora.

Keywords : Alfabetização; Jovens; Adultos e Idosos; Paulo Freire..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )