SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número47“EL PROFESOR SIEMPRE LLEGÓ CON EL CONTENIDO LISTO”: UNA REFLEXION SOBRE EL CURRÍCULO DE BIOLOGÍA DE EJA Y SUS INTERFACES CON LAS SUOUESTAS DE FREIRIANPAULO FREIRE: 100 AÑOS DE PRÁCTICA LIBERADORA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

ANDRADE, Maria Eurácia Barreto de  y  FREITAS, Gilsélia Macedo Cardoso. ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE: UMA EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.47, pp.218-237.  Epub 18-Feb-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9431.

O presente artigo trata-se de um relato de experiências na docência no ensino superior, em formato do ensino remoto, com o componente curricular optativo denominado “Diálogos sobre Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos”, através da plataforma Google Meet, cuja proposta se desenhou a partir do pensamento, da vida e das obras de Paulo Freire. Dentre tantas ações relevantes do componente, marcadas por ricas reflexões e problematizações colaborativas, evidenciamos as que consideramos mais significativas para esta experiência. Todos os momentos aqui anunciados foram forjados pela diretriz do diálogo na perspectiva da construção do saber solidário em que o processo ensino-aprendizagem aconteceu de forma concomitante e qualificada. Por fim, destacamos a importância das narrativas dos sujeitos participantes, num movimento voltado para a problematização do vivido e do persistente esforço da realização de uma educação dialógica, humanizadora e libertadora.

Palabras clave : Alfabetização; Jovens; Adultos e Idosos; Paulo Freire..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )