SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número47“A PROFESSORA SEMPRE CHEGOU COM CONTEÚDO PRONTO”: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE BIOLOGIA NA EJA E SUAS INTERFACES COM OS PRESSUPOSTOS FREIRIANOSPAULO FREIRE: 100 ANOS DE PRÁXIS LIBERTADORA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

ANDRADE, Maria Eurácia Barreto de  e  FREITAS, Gilsélia Macedo Cardoso. ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE: UMA EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.47, pp.218-237.  Epub 18-Fev-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9431.

O presente artigo trata-se de um relato de experiências na docência no ensino superior, em formato do ensino remoto, com o componente curricular optativo denominado “Diálogos sobre Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos”, através da plataforma Google Meet, cuja proposta se desenhou a partir do pensamento, da vida e das obras de Paulo Freire. Dentre tantas ações relevantes do componente, marcadas por ricas reflexões e problematizações colaborativas, evidenciamos as que consideramos mais significativas para esta experiência. Todos os momentos aqui anunciados foram forjados pela diretriz do diálogo na perspectiva da construção do saber solidário em que o processo ensino-aprendizagem aconteceu de forma concomitante e qualificada. Por fim, destacamos a importância das narrativas dos sujeitos participantes, num movimento voltado para a problematização do vivido e do persistente esforço da realização de uma educação dialógica, humanizadora e libertadora.

Palavras-chave : Alfabetização; Jovens; Adultos e Idosos; Paulo Freire..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )