SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número47ALFABETIZACIÓN DE JÓVENES, ADULTOS Y MAYORES EN DIÁLOGO CON PAULO FREIRE: UNA EXPERIENCIA EN TIEMPOS DE PANDEMIAPAULO FREIRE Y LA LUCHA CONTRA EL ANALFABETISMO EN GUINEA-BISSAU: LA CAMPAÑA NACIONAL DE ALFABETIZACIÓN Y EDUCACIÓN DE ADULTOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira. PAULO FREIRE: 100 ANOS DE PRÁXIS LIBERTADORA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.47, pp.238-258.  Epub 18-Feb-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9443.

O artigo apresenta a atualidade de Paulo Freire para a educação brasileira, focalizando suas contribuições para o campo da práxis libertadora, sobretudo em tempos de um projeto de sociedade ultraneoliberal. Mostra que a educação é um ato político, defende uma educação libertadora, humanizadora e emancipadora, expõe situações-limite vivenciadas por educandos e educadores, anuncia inéditos viáveis a partir das ideias de Paulo Freire e os modos de conjugar, na educação, o verbo esperançar. O texto está dividido em três partes. Na primeira, apresenta-se a atualidade do pensamento de Paulo, tendo como eixo o legado de suas obras e os ataques que vem sofrendo nos últimos anos. Na segunda, discute-se a práxis libertadora em Paulo Freire. Na terceira parte, aborda-se as situações-limite e o desafio do inédito viável freiriano, com base nas experiências e nos desafios enfrentados no ensino remoto. O artigo aponta para a necessidade de conhecer melhor a vida e a obra de Paulo Freire, combater as fake news e a desinformação sobre o autor, divulgar o pensamento e a contribuição da práxis libertadora de Paulo Freire para a educação no Brasil e no mundo, superar as situações-limite que se vive, acreditar nos inéditos viáveis e esperançar na educação.

Palabras clave : Paulo Freire; Práxis libertadora; Situações-limite; Inédito viável..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )