SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número48INVESTIGAÇÃO-AÇÃO E ANÁLISE DE CONTEÚDO: CASO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESPressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

MACEDO, Elizabeth Fernandes de  e  SILVA, Paulo de Tássio Borges da. Pesquisa pós-qualitativa e responsabilidade ética: notas de uma etnografia fantasmática. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.48, pp.40-59.  Epub 25-Nov-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8902.

Este texto apresenta reflexões metodológicas do grupo de pesquisa “Currículo, cultura e diferença”, cujo foco é a investigação de políticas curriculares e seus efeitos sobre os processos de circulação da diferença. Para tanto, partimos do diálogo com a pesquisa “Paisagens e Fluxos Curriculares Pataxó: processos de hibridização e biopolítica”, que buscou repensar as possibilidades da etnografia na pesquisa pós-estrutural em educação. Rasurando e ressemantizando o itinerário de construção científica da Antropologia com foco na pesquisa cultural, buscamos discutir a potencialidade de etnografias fantasmáticas para a pesquisa pós-qualitativa em educação. Numa abordagem flexionada por perspectivas pós-estrutural e pós-colonial, refletimos sobre a potência da etnografia fantasmática na contrução de um texto autobiofictício que busca responder de forma ética à interpelação da alteridade enquanto somos afetados por fantasmas espectrais. Nesse sentido, buscamos exemplificar e discutir como vimos buscando embaralhar as normas de composição de “verdades” e realidades, tratando-as as como fluxos de ficções complexos.

Palavras-chave : Pesquisa Pós-Qualitativa; Etnografia Fantasmática, Currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )