SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número48Pesquisa pós-qualitativa e responsabilidade ética: notas de uma etnografia fantasmáticaA memória afro diaspórica feminina como metodologia para pesquisa em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes  e  ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.48, pp.60-77.  Epub 25-Nov-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010.

Aceitando a experiência como o ponto de partida para a aprendizagem, manuscrito do tipo relato de experiência permitem a apresentação crítica de práticas e/ou intervenções científicas e/ou profissionais. Neste sentido, é fundamental que sua escrita garanta sua apresentação a partir da perspectiva acadêmica. Assim, o presente texto objetiva discutir os pressupostos teóricos e estruturantes para elaboração de relatos de experiências colaborativos para a construção de conhecimento. Metodologicamente trata-se de estudo no formato de ensaio acadêmico-científico. A principal contribuição versa da apresentação de roteiro para a descrição e critica reflexiva da experiência relatada. Assim, é sugerido que o seguimento do relato propriamente seja composto por quatro tipos de descrição: informativa, referenciada, dialogada e crítica, conforme seus elementos e respectiva pergunta facilitadora para apresentação da informação. Entende-se que a proposta contribuirá na compreensão do relato de experiência enquanto modalidade de escrita acadêmica importante para a produção do conhecimento, especialmente para a melhoria das ações científicas e profissionais.

Palavras-chave : Conhecimento científico; Relato de experiência; Produção do conhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )