SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número48A abordagem fenomenológica shutziana e sua aplicação na compreensão da prática pedagógica dos anos finais do ensino fundamentalPesquisa em educação e a abordagem do ciclo de políticas: uma experiência de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

BORGES, Veronica  e  LOPES, Alice Casimiro. Por que o afeto é importante para a política? Implicações teórico-estratégicas. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.48, pp.114-135.  Epub 25-Nov-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8939.

O presente trabalho reivindica o afeto como mais uma dimensão a ser considerada na produção das políticas curriculares em sua condição constitutiva. Propõe um debate acerca das implicações teórico-estratégicas dos afetos a partir da incorporação da perspectiva discursiva de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Para tal empreitada, opera com as lógicas do social e do político, como também a partir da lógica fantasmática, seguindo a argumentação de Jason Glynos e David Howarth. Num duplo gesto, essa argumentação coloca em causa a naturalização do caráter paradigmático do pensamento cartesiano e argumenta em defesa das práticas articulatórias como uma opção teórico-estratégica para pôr a significação em movimento e explorar jogos de linguagem que deem passagem aos afetos na política.

Palavras-chave : afeto; política de currículo; teoria do discurso..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )